quinta-feira, 15 de abril de 2010

Design e Meio ambiente

Em todos os âmbitos da sociedade ocorre, atualmente, uma crescente preocupação em relação à saúde do planeta. Tal preocupação decorre do uso indiscriminado e irracional pelo homem dos recursos naturais não-renováveis e da aplicação desordenada de produtos poluentes. E para falar sobre este problema que vem assolando o mundo, convidamos a Jornalista, escritora e pesquisadora Renata Rocha, que está engajada com a problemática socioambiental, realizando pesquisas nessa linha. Confira:


Renata Rocha e Sérgio Mattos
Foto: Priscila Rodrigues

Ladu - Como mudar o comportamento das pessoas, no uso de objetos descartáveis, sendo que antes da década de 30, quando foram criados os objetos descartáveis, vivíamos normalmente sem eles?

Renata - A mudança precisa ser conjuntural e não estrutural. Precisamos mudar a cabeça das pessoas, ou melhor, abrir. A conscientização só será possível se for uma ação coletiva.


Ladu - Você acredita que as pessoas estão mudando o comportamento diante das notícias que vemos constantemente nos meios de comunicação, sobre os desastres que ocorrerão caso continuemos a destruir o meio ambiente? Por quê?

Renata - Na verdade, muitos se apavoram, falam em final dos tempos, são tantos termos. Gostaria que esses termos fossem substituídos por uma busca de conhecimento. A informação na mídia é instantânea e passiva de erros. A transformação deve ser um conjunto de práticas com o objetivo de levar consciência e informação às diversas camadas da população brasileira.

Foto: Priscila Rodrigues

Ladu - Como jornalista, você utilizaria a mídia como arma para conscientizar as pessoas, mas como uma simples cidadã o que faria para ajudar a diminuir esses desastres ocasionados pelo acúmulo de lixo?

Renata - Na verdade nunca consegui distanciar uma coisa da outra, ser um profissional comprometido com a responsabilidade socioambiental exige sensibilidade. Precisamos lançar um olhar para o universo em nossa volta e nos colocar enquanto participantes ativos desta causa. A comunicação tem um papel fundamental, mas para isso é importante ser uma junção entre as duas coisas, ser cidadã e ser profissional, ambos comprometidos com a causa. Aquela coisa de fazer a nossa parte a gente guarda dentro de nós, mas precisamos ir além, precisamos levar nosso saber engajados na causa desde as mínimas ações.


Ladu - Países, principalmente de primeiro mundo, estão exportando lixo para o Brasil. Qual a sua opinião sobre isso?

Renata - Tudo neste país é permissível, fico impressionada com isto, mas não me surpreendo. Parafraseando meu amigo Krajcberg, aqui é terra de ninguém...


Ladu - Você pretende ser uma ambientalista, já tem, inclusive, projetos relacionados a meio ambiente. De que forma você pretende transmitir as pessoas o seu manifesto contra a degradação ambiental?

Renata - Se ser ambientalista é contribuir para conscientizar e lutar pela causa, me considero como tal. Mas existem outras vertentes


Ladu - Como Jornalista, Escritora e Pesquisadora, qual sua opinião sobre o Design?

Renata - O Design é uma arte, uma forma de expressão que me fascina. Fico emocionada quando vejo um trabalho meu sendo delineado por um designer. Ele cria conceitos e também forma opiniões com seu olhar artístico.


Para saber mais sobre Renata Rocha Acesse o Blog http://renatacomunicare.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário